Research on Biomedical Engineering
https://rbejournal.org/article/doi/10.4322/rbeb.2012.103
Research on Biomedical Engineering
Editorial

2011 – Ano de mudanças e muitas realizações

Soares, Alcimar Barbosa

Downloads: 0
Views: 607



Esta é a nossa quarta edição deste ano de 2011, que chega carregada de um sentimento satisfação e de dever cumprido por parte de todo o Corpo Editorial. Ao longo dos últimos 30 anos a Revista enfrentou muitas dificuldades, com momentos de altos e baixos, mas a tenacidade de algumas pessoas muito especiais a manteve de pé e sólida. Ainda assim, chegamos em 2011 com importantes questões a serem enfrentadas de imediato, precisávamos apontar novos rumos para a revista, de modo a fazer frente a um mundo em que “fator de impacto”, “visibilidade” e confiança da comunidade científica são elementos cruciais e que determinam a “vida” ou a “morte” de um periódico. Precisávamos ser mais flexíveis, mais ágeis, melhorar nossos processos de gestão, enfim, precisávamos nos modernizar, mais uma vez. E este foi um daqueles anos de muito trabalho, em que muita coisa foi ajustada e modernizada.

Em parceria com nossa Editora Cubo, que merece aqui nossos agradecimentos e reconhecimento pelo apoio e profissionalismo, aceleramos os processos de revisão, editoração e publicação, reduzindo consideravelmente nosso “time-to-publish”. Reestruturamos o Corpo Editorial e revisamos nossas normas para elaboração e submissão de manuscritos. Também trabalhamos na mudança da identidade visual da Revista, construímos um novo portal de internet e implantamos um sistema moderno para submissão e revisão eletrônica de artigos. Em paralelo, aumentamos a periodicidade para quatro edições anuais, de forma a cumprir os critérios quantitativos mínimos para nossa indexação em bases de dados como SciELO e ISI. E, principalmente, fechamos o ano com a recuperação definitiva da pontualidade na publicação dos números da Revista. Todas essas conquistas são fruto de muito trabalho do Corpo Editorial, de nossa Editora e do essencial apoio e suporte da Diretoria e do Conselho da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Mas, acima de tudo, o resultado mais importante foi o aumento de aproximadamente 100% no volume de submissões de artigos para a Revista. Esta é, de fato, a única medida que realmente importa para uma revista, pois demonstra a confiança e o respeito da comunidade científica.

Assim, só nos resta agradecer profundamente o apoio de todos ao longo deste ano de 2011 e que o trigésimo aniversário da RBEB seja marcado por realizações ainda maiores.

Uma ótima leitura e que tenhamos todos um excelente 2012.
5889fbef5d01231a018b486e rbeb Articles
Links & Downloads

Res. Biomed. Eng.

Share this page
Page Sections