Research on Biomedical Engineering
https://rbejournal.org/article/doi/10.4322/rbeb.2012.105
Research on Biomedical Engineering
Editorial

Editorial

Costa, Eduardo Tavares

Downloads: 0
Views: 577



Prezados Leitores,

É com grande satisfação que me dirijo a vocês num momento especial da Revista Brasileira de Engenharia Biomédica. Tendo seu primeiro número publicado em 1982, completamos 30 anos em 2012! Embora irregular em seu início - notem que ainda não estamos no número 30 - quando era uma das publicações associadas da Revista Brasileira de Engenharia, o Caderno de Engenharia Biomédica foi a expressão do esforço dos pioneiros da área na divulgação científica dos resultados das pesquisas dos diversos grupos de Engenharia Biomédica do Brasil. O Caderno de Engenharia Biomédica passou a ser o órgão oficial de divulgação científica e tecnológica da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB). Como se sabe, a sede da SBEB fica nas dependências do Programa de Engenharia Biomédica da COPPE/UFRJ, e sua editoria esteve com nossos colegas daquela instituição durante muitos anos. Um dos traços marcantes da RBEB foi (e continua sendo), o extremo rigorismo na análise dos artigos a ela submetidos, mostrando aos nossos colegas um caminho importante para divulgação de suas pesquisas, em português, espanhol ou inglês, mas com todas as características das publicações científicas internacionais. O que, talvez, era bem significativo, era o fato de haver um esforço nacional de desenvolvimento tecnológico que, embora importante, não permitia a publicação de artigos em periódicos internacionais por não conterem os caracteres de originalidade que estas requeriam. Assim, com grande rigor na avaliação dos artigos, a RBEB cumpria seu papel de órgão de divulgação científica dos pesquisadores brasileiros.

Os grupos de Engenharia Biomédica no Brasil se multiplicaram, a área amadureceu e também a RBEB tomou rumos que implicavam em rigidez na avaliação, busca de indexação nas bases de avaliação de impacto, mudança de Editor a partir de aprovação de proposta na Assembléia Geral Ordinária da SBEB (AGO/SBEB) realizada em São José dos Campos/SP em 2002, com um período de transição em que a Editoria foi dividida entre os Professores Jurandir Nadal (UFRJ) e Sérgio Santos Mühlen (UNICAMP). O Prof. Sérgio Mühlen implantou mudança no formato da revista, transferência do sítio da RBEB da UFRJ para a UNICAMP com submissão online e acompanhamento dos estágios entre a submissão, aceitação ou rejeição e publicação do artigo. Foi tentada a indexação no SciELO mas, devido à inconstância da publicação, esta indexação não foi atingida. O grande problema enfrentado pela RBEB, talvez pelo excesso de rigorismo e também à demora dos revisores em fazerem suas análises, a periodicidade da RBEB sempre apresentou problemas, pois era muito difícil conseguir um volume de artigos suficiente para atingir o número mínimo exigido pelos organismos indexadores científicos. Este aspecto foi especialmente crítico para muitos periódicos científicos nacionais, pois os pesquisadores brasileiros passaram a ter exigências de publicação em periódicos internacionais pelos mais diversos organismos de financiamento, levando-os a submeterem seus trabalhos para revistas internacionais e não para as nacionais, diminuindo ainda mais o número de artigos submetidos à RBEB e, consequentemente, à diminuição do número de edições em cada volume da revista. Mais recentemente, após a AGO/SBEB realizada em 2010, em Tiradentes/MG, houve nova mudança com período de transição em que a Editoria foi transferida do Prof. Sérgio Mühlen para o Prof. Alcimar Barbosa Soares, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Novas mudanças foram empreendidas pelo Prof. Alcimar, tanto no visual da RBEB quanto na velocidade de avaliação com cobranças mais incisivas sobre os revisores e a implantação de co-editores nas diversas áreas de atuação da Engenharia Biomédica. Essas mudanças implicaram em mais submissões, maior velocidade nas avaliações e consequentemente em periodicidade maior,permitindo novo pleito à SciELO, que é nossa meta inicial (certamente desejamos indexar a RBEB em outras bases científicas internacionais).

A RBEB está consolidada cientificamente e merece comemorar seus 30 anos. Para tal, a Diretoria da SBEB, em conjunto com o Editor da RBEB, propôs uma premiação para os melhores trabalhos a serem publicados em Edição Especial da revista, ainda em 2012. Sendo assim, os 5 melhores trabalhos submetidos à RBEB entre 01-03-2012 e 30-07-2012 serão publicados em número especial da revista. Todos os trabalhos serão avaliados pelo corpo de revisores conforme as regras normais da revista. A RBEB constituirá Comissão Especial composta inicialmente pelos membros de seu Corpo Editorial e, se for necessário, serão convidados especialistas para ajudarem nas avaliações e decisões. Concorrerão ao prêmio somente os trabalhos aceitos. Os demais artigos aceitos, mas que não foram classificados entre os 5 melhores, serão publicados em edições normais da revista. A decisão e a premiação serão anunciadas durante o Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica que será realizado em Porto de Galinhas/PE entre os dias 1 e 5 de outubro de 2012.

Com esta iniciativa, a Diretoria da SBEB busca fortalecer seu órgão oficial de divulgação científica num momento especial, qual seja, a possível indexação na base científica SciELO, submetida recentemente àquele organismo e com grandes chances de conseguirmos finalmente ver nosso pleito atendido. A RBEB atende os critérios mínimos exigidos para indexação e seu Editor, além dos membros do Corpo Editorial e da Diretoria, têm firme convicção de que será atingido nosso objetivo.

Quero agradecer a todos os pesquisadores brasileiros que têm submetido seus trabalhos para a RBEB e concitá-los a submeter seus artigos para concorrer à premiação aqui proposta. Quero agradecer a todos os colaboradores da RBEB, desde seus fundadores, editores, membros do Corpo Editorial e revisores que fizeram nossa Revista chegar aos 30 anos. A todos, só posso agradecer e desejar que continuem colaborando para que o órgão oficial de divulgação científica da SBEB fique cada vez melhor e seja o veículo preferencial de nossos pesquisadores para a divulgação dos resultados de suas pesquisas. A todos, convido para envidarem os melhores esforços para estarem conosco em Porto de Galinhas participando ativamente do CBEB2012 e comemorarem conosco os 30 anos da RBEB!!!
5889fbee5d01231a018b486c rbeb Articles
Links & Downloads

Res. Biomed. Eng.

Share this page
Page Sections